quinta-feira, 23 de julho de 2009

Aula Parte 2: A base do Canto: Respiração

Olá! Falaremos hoje sobre a primeira principal parte da técnica vocal (a segunda é o Apoio - este fica para o próximo post, ok?) : A RESPIRAÇÃO . Falo que é a principal, pois a partir dela você poderá avançar em seus estudos, sem elas vocês com certeza não avançaram. A respiração é a base de toda a técnica de canto. A ela estão diretamente ligadas a afinação, colocação e volume da voz e resistência do cantor. Antes de tudo assistam este vídeo muito didático sobre a respiração ideal:



Então pessoal, como vimos a respiração ideal é bom tanto para o Canto quanto para nossa saúde em nosso dia-a-dia.

A respiração usada para o canto recebe às vezes nomes diferentes, dependendo do autor. Alguns a chamam costo-diafragmática, outros abdominal-intercostal. O fato é que devemos encher desde a base do pulmão, suas laterais até às costas, sem levantar os ombros. "Quando se pede aos alunos, no início das aulas, para inspirarem profundamente, 80% inspiram com uma elevação forçada das costelas e das clavículas, mantendo os músculos abdominais contraídos, erguendo os ombros, ficando vermelhos no rosto e pescoço... Esta respiração forçada tem conseqüências desastrosas, em primeiro lugar para a voz. A laringe fica sob alta pressão, e pior ainda se a pessoa não articula bem, trancando os maxilares. Assim, a pressão é dupla e as nossas cordas vocais não podem vibrar livremente. Abaixo temos um bom exercício de respiração:

Exercícios de Respiração


1. Treino da Utilização Muscular

Pessoa deitada com um livro no abdômen. A intenção é elevar o livro e suportar o maior tempo possível e soltar devagar.


2. Exercício para treinar a abertura das costelas:


A - Uma das formas para sentir a abertura lateral das costelas é da seguinte maneira: Vá inspirando lentamente e ao mesmo tempo levantando os braços na lateral até que ele chegue à altura dos ombros. Mantenha alguns segundos a inspiração e observe que suas costelas estarão mais abertas na lateral. Solte o ar e tente manter as costelas abertas. Faça uma vez a expiração com os braços ainda na lateral e depois tente fazê-la soltando os braços, mas mantendo as costelas abertas.


OBS.: Cuidado para não tensionar os ombros enquanto faz o exercício e também cuidado para não direcionar o ar para a parte alta do pulmão.


B - Outro exercícios para sentir a abertura das costelas, mas na sua região costal faça o seguinte: sente na ponta de uma cadeira, deixe seu corpo cair todo para frente, inclusive sua cabeça. Inspire nesta posição e vai perceber que o ar se direciona para a lateral e para as costas.


C – Exercício para o controle da permeabilidade nasal:


1º) Inspire profundamente pela narina direita, apoiando o polegar sobre a narina esquerda para fechá-la.
2º) Retenha o ar fechando as duas narinas com o polegar e o indicador.
3º) Destape a narina esquerda e expire por ela.
4º) Suspenso.
5º) Aspire profundamente por esta mesma narina. Tape-a novamente e expire pela direita. Prossiga deste modo tapando alternadamente uma e outra narina.


Outros exercícios para respiração:








Até a próxima meus amigos...e não percam a contunuação da aula no post sobre APOIO. E não se esqueçam treinem, treinem e treinem.

2 comentários:

Anônimo disse...

ótimo blog...
muitas dicas, vou acompanhar ele diariamente agora...
vlw

Danilo Moreira disse...

Olá,
muito obrigado!! Então, não perca os próximos posts, ok?

Até mais e um grande abraço!!!
Danilo Moreira