quarta-feira, 22 de julho de 2009

Aula Parte 1: O instrumento vocal - Como acontece o processo da voz.


O instrumento vocal

Olá! Lembre-se qualquer dúvida é só mandar um e-mail, ok?
No final do artigo postei um vídeo muito interessante: Como acontece o processo da voz, com a Fonoaudióloga Cida Coelho.

Como qualquer instrumentista, o cantor também necessita conhecer a fundo seu instrumento de trabalho, para que ele possa usa-lo sem danos, preservando seu potencial vocal por mais tempo. O instrumento vocal se divide em três partes bem distintas; são elas:

1 - O APARELHO RESPIRATÓRIO

Por onde o ar entra e passa [vias áreas e pulmões].

- Vias aéreas: narinas, fossas nasais ,faringe,glote, laringe e traquéia.

- Pulmões: brônquios, bronquíolos e alvéolos.

Os pulmões se localizam na caixa torácica, são de consistência esponjosa e sua cor é rosada devido à grande quantidade de sangue que neles circula. Sãos os principais órgãos do aparelho respiratório e constituem nosso receptáculo de ar.

O caminho do ar até chegar aos pulmões:

- Narinas: onde o ar é aquecido, umidecido e filtrado;
- Traquéia: bifurca-se, dando origem aos brônquios;
- Brônquios: cada um deles leva ar a um dos pulmões.Os brônquios se ramificam em tubinhos que levam ar até os alvéolos;
- Alvéolos: onde é feita troca do oxigênio [vindo do ar inspirado], pelo gás carbônico, presente no sangue, e posteriormente devolvido para o ar.
O ar entra e sai dos alvéolos graças ao movimento conjunto do tórax e do diafragma.

2 - O APARELHO FONADOR

Onde o ar se transforma em som ao passar pelas pregas vocais [nome popular dado às pregas formada pela musculatura] localizada na laringe.

A produção dos fonemas [som] ocorre pela modificação da corrente de ar que vem dos pulmões [corrente expiratória]. Essa modificação é feita pelas pregas vocais e pelos articuladores.

Os articuladores têm a função de receber o som da laringe (pregas vocais) e dirigi-lo para o aparelho ressonador que irá influir na cor [timbre], sonoridade e amplitude da voz. A outra função é ajudar na formação dos fonemas.

O Aparelho Ressonador

Se perguntarmos a dez pessoas "de onde ressoa a voz"? nove, pelo menos, responderiam: "É a garganta". Isso seria o equivalente a dizer que o violino ressoa sobre suas cordas, e todos sabemos que o valor de um violino não depende só de suas cordas, mais sim do corpo do instrumento, da qualidade da madeira com que foi construído, de suas dimensões e dos detalhes de sua fabricação.

No canto, o ar, ao fazer vibrar as pregas vocais, produz um som insignificante, que necessita encontrar uma caixa e ressonância para poder amplificar-se.

Os ressonadores são muitos e quase poderíamos afirmar que todos os ossos do corpo entram em vibração para o canto. Portanto, aparelho ressonador é o local de onde se tira a qualidade do som e sua amplitude.

CAIXA DE RESSONÂNCIA INFERIOR: Faringe, tórax, traquéia, brônquios.

CAIXA DE RESSONÂNCIA SUPERIOR: Cavidades bucais e cavidades da face.

Os ressonadores faciais [superiores] são os mais importantes. Essa região de ressonância é também conhecida como "MÁSCARA".
"CANTAR NA MÁSCARA" significa cantar utilizando os ressonadores da face. Esses ressonadores superiores são muito difíceis de serem usados adequadamente.
A ressonância facial aliada às ressonâncias de peito [graves] e palatais [médias], que são mais fáceis de se conseguir, asseguram á voz brilho em toda sua extensão.

A passagem fácil e sem defeitos do grave para o agudo depende muito da posição correta da boca [articulação], que desempenha um papel importante no aparelho ressonador.

Vídeo o processo da voz com a fonoaudiólogo Cida Coelho:


O próximo post será sobre a base da técnica vocal, a respiração e apoio. Sem o domínio destas duas técnicas você não poderá avançar nos estudos da técnica vocal, então aguardem.

3 comentários:

Unknown disse...

Boa noite Danilo, meu nome é Marcello, gosto muito de cantar. porem não consigo acompanhar o ritimo do playback ou instrumento. Na hora h fico nervoso e isso me prejudica muito.
Você teria alguma dica? Será que tenho solução?

Danilo Moreira disse...

Bom noite! Com certeza você tem solução. Só depende de você, não é verdade?
Olá Mark, é muito complicado saber realmente qual o seu problema, mas irei listar algumas situações que poderiam dificultar o acompanhamento de um playback:

1. Segurança na música (é necessário estar muito seguro da música que será cantada)
2. Falta de percepção rítmica e musical
3. Falta de retorno do som no momento em que estiver cantando.
4. Ansiedade e alta tensão (nervoso).
5. Playback sem percusão ou bateria (pode ser mais difícil de acompanhar sem a marcação ed tempo)
6. Desconcetração, etc.

Para treinar a sua percepção, faça o seguinte: escute a música com a voz do cantor muitas vezes, enquanto estiver escutando, cante junto com o cantor e em algumas partes abaixe o volume (abaixe quase totalmente) e continue cantando, e depois aumente o som e perceba se vc não atrasou ou adiantou o ritimo e se até mesmo, se desafinou ou não. CONCENTRE SINTA A MÚSICA! Escute muito outras músicas de diversos estilos, marque o rítimo (ex.: bata os tempos da música com o pé o a mão), faça vocalizes, se possível passe com som antes da apresentação. Faça aquecimento, exercício de concentração e relaxamento antes de cantar.

Enfim é muito complicado falar sem ter um verdadeira idéia da situação, mas se fizer isto com certeza irá melhorar.

Futuramente estarei postando exercícios de aquecimento e relaxamento.

Até mais um abraço.
Danilo Moreira

Unknown disse...

Muito boa essa publicação!! Gostei bastante desse blog. Vou visitar sempre.