terça-feira, 28 de julho de 2009

Aula Parte 3 - Respiração e Som - Apoio


A RESPIRAÇÃO E O SOM - APOIO

Como já vimos no post anterior a respiração é fundamental na técnica vocal, pois é o ar de sua expiração que fará com que suas cordas vocais trabalhem perfeitamente.
Só para recordar nossas cordas vocais são duas fibras musculares, "paralelas", que ao comando cerebral de fala, terão adução, produzida por sua vibração, resultando na voz. Sem vibração e adução, resultam no silêncio. Essa adução e vibração serão feitas pela pressão de ar que passará pelas cordas vocais no momento da expiração. Vimos também que possuímos três tipos de respiração: Peitoral, Intercostal e Diafragmática. Para cantores, apenas as duas últimas são usuais, pois a peitoral possui uma rápida resposta de oxigenação / inspiração e pouco trabalho de expiração, sendo muito usada no esporte. Trabalharemos primeiro a diafragmática.

Diafragma - É o músculo que comanda o movimento de respiração. Sua forma é abaloada e fica situado abaixo e entre os pulmões. Quando inspiramos, ele se contrai permitindo que os pulmões inflem, captando o oxigênio pelas vias nasais. Quando o diafragma volta à sua posição inicial - descontraído, relaxado, torna-se abaloado novamente, contraindo os pulmões e produzindo a expiração.
Para comandar nossa respiração precisamos controlar a velocidade com que o músculo se dilata. ISSO É APOIO. Vejamos de acordo com alguns teóricos a definição de apoio:

Apoio, portanto, é o controle elástico e consciente da força retrátil passiva e espontânea do movimento de elevação do diafragma ao promover a expiração, e é conseguido pelo domínio de seus antagônicos ñ os músculos abdominais e intercostais ñ com a finalidade de manter o equilíbrio da coluna de ar e aplica-la a fonação. Quando em postura correta, o apoio segura o diafragma para baixo e, analogamente ao que acontece a outro êmbolo qualquer, o ar é mantido dentro do corpo. Este ar fica localizado nos pulmões [...] formando a chamada coluna de ar. Š essa coluna que, se movendo pra cima e pra baixo [...] vai trazer consistência ao som emitido.


A Diana Goulart também da uma boa definição de apoio:

O apoio é a sustentação da coluna de ar que faz parte da produção do som. Quando você inspira, o ar enche seus pulmões, alargando a região das costelas e estendendo os músculos intercostais. Ao mesmo tempo, o diafragma se abaixa e expande para os lados (sem o seu controle voluntário). O que você pode ñ e deve controlar são os músculos intercostais e abdominais. Assim, o diafragma e todos os músculos envolvidos no processo respiratório estão na posição adequada a proporcionar uma boa emissão vocal, pois eles controlam a saída de ar e do som (que ocorre na expiração).

Portanto, apoio é a força motriz que impulsiona a saída de ar na emissão vocal. É necessário uma leve contração do abdomen e na região pelvica dois dedos abaixo do umbigo, e preciso manter as costelas abertas como vimos na aula anterior (http://artedavoz.blogspot.com/2009/07/aula-2.html).

"Então, vamos lá! Este exercício é muito bom vocês irão ver:

I - Inspirar lentamente, pelo nariz direcionando o ar para a região do baixo-abdômen (abaixo do estômago), sem permitir a elevação peitoral , e expirar lentamente como se soprasse um canudinho , relaxado , mantendo o abdômen para frente , por 3 vezes .

OBS: Daqui em diante, enquanto expirar, mantenha seu abdômen na frente , mas respeite seu organismo contraindo-o quando sentir necessidade .

II -Inspire lentamente e solte seu ar pôr 5 tempos em sss-sorriso , como um "pneu esvaziando" , com o som retilíneo e uniforme .

III- Faça o processo anterior modificando os tempos de expiração . Ex: Inspiração - Expiração ( sss - sorriso - 3 x cada um ).

5t 5t
5t 10t
5t 15t
5t 20t
5t 25t
5t 30t
5t xt

Esse exercício é para trabalharmos o comando de expiração e apoio diafragmático." O apoio está em manter o abdômen para frente, gerando uma leve pressão na musculatura baixo-abdominal como já vimos . Gostaria de falar que todos os exercícios postados na aula anterior trabalham também o Apoio.

O exercício a seguir faz parte do método do professor Lyba Serra, é um exercício que prepara para expansão da respiração, abertura das costelas inferiores e utilização do apoio, muito bom. Vai aí uma dica é adquirir o método do prof. de canto Lyba Serra (um dois coceituados na net):
SOLTE A VOZ - LYBA SERRA - PACK 3 DVDS - Uma exclusiva coleção de treinamentos em vídeo indicada para quem deseja otimizar a performance e evoluir com rapidez e qualidade. Composto de 3 aulas interativas que se complementam, este pacote, especialmente voltado a jovens cantores, é um apoio eficiente e divertido no aprendizado do canto popular.

Áudio:





Site para conhecer os métodos, dvds, cds do professor Lyba Serra: http://www.lybaserra.pro.br/default1.asp

Até mais meus caros e aguardem o próximo post sobre o resultado da enquete: Qual sua maior dificuldade no Canto? APROVEITEM E VOTEM!!!

Nenhum comentário: