terça-feira, 25 de agosto de 2009

Resultado da Pesquisa: Qual a sua maior dificuldade no Canto?

Depois de algum tempo sem postar no blog é um prazer estar de volta.
Poucas pessoas participaram da pesquisa, afinal o blog está apenas começando, mas c
omo eu já havia previsto o resultado da pesquisa, o resultado não me surpreendeu. A maior dificuldade no Canto é a respiração e o apoio. As pessoas estão habituadas a respirar incorretamente utilizando a parte alta do corpo (tórax). Se não respira corretamente com certeza não conseguirá apoiar. A respiração deve ser concetrada na parte baixa do corpo (abdominal). A respiração correta é quando se utiliza o diafrágma, isto faz com aconteça um alargamento das costelas e um abaixamento do diafragma o que aumentará o armazenamento de ar. O apoio consiste em manter esta abertura das costelas através de pressão (contração) utilizando os músculos em torno do abdomen e costas. A medida que se emite um som a pressão na região da cinta abdomina ldeve ser dinâmica (aumentar e diminuir). Se agudo uma maior pressão se grave pouca pressão. O TRABALHO MUSCULAR É CONSTANTE.
Estas duas áreas são a BASE, o FUNDAMENTO da Técnica vocal, por esse motivo eu abordei estes temas logo no início do blog. Quando não há uma correta respiração e consequentemente um bom apoio, vários problemas podem ocorrer, por exemplo:


1. Falta de sustentação da nota
2. Desafinação
3. Mudaças bruscas de registro
4. Quebras na voz
5. Falta de pressão abdominal o que dificultará o alcance de agudos
6. Tensão muscular na região da garganta
7. Calos, fendas entre outros problemas nas pregas vocais.

Por esse motivo é MUITO IMPORTANTE dominar estas técnicas. Pontanto dê um olhada nos post anteriores e começe a treinar. Existe muita coisa a ser dita e mostrada em relação a este assunto (respiração e apoio) para que você desenvolva a técnica, mais infelizmente isso só seria possível em uma aula com acompanhamento individual do aluno. Mas o que postei sobre o assunto lhe ajudará muito e com certeza você sentirá uma grande e considerável melhora. Então TREINE!!! Até mais e um grande abraço!!!!!

3 comentários:

Anônimo disse...

-Olá meu nome é Adriana e meu sonho é aprender a canta não sei como eu estou mais quero começar do Zero, mais eu moro em são paulo-Itaquera,bom queria que voceis do site me respondesse de volta,sempre quis fazer aulas particulares mais meus pais não podem pagar para mim,até porque eu nunca os disse que eu gosto de canto que queria aprender,com medo que eles me zua sem =/.Ficaria muito grata pela atenção,se vocês se me responderem vou deixa meu email aqui com você drik_bmcc@hotmail.com Atenciosamente Adriana * Parabéns pelo seu trabalho.

fabincarmo disse...

Olá! Comecei a postar no meu blog um material sobre técnica vocal. Por favor confiram!
http://eumusicando.comyr.com/site/tecnica-vocal-parte-1/
Agradeço se puder curtir minha página no facebook! =)
https://www.facebook.com/2musicar
Agradeço!

Sheila disse...

Minha maior dificuldade realmente é a respiração e o apoio, e a sustentação das notas. Não tenho problema de afinação nem de ritmo, segundo meu professor de canto. Mas eu tenho uma dúvida, Danilo: é possível alguém muito desafinado aprender a ser afinado? Ou é uma coisa que ou você é ou não é? Um abraço!!