terça-feira, 25 de agosto de 2009

Resultado da Pesquisa: Qual a sua maior dificuldade no Canto?

Depois de algum tempo sem postar no blog é um prazer estar de volta.
Poucas pessoas participaram da pesquisa, afinal o blog está apenas começando, mas c
omo eu já havia previsto o resultado da pesquisa, o resultado não me surpreendeu. A maior dificuldade no Canto é a respiração e o apoio. As pessoas estão habituadas a respirar incorretamente utilizando a parte alta do corpo (tórax). Se não respira corretamente com certeza não conseguirá apoiar. A respiração deve ser concetrada na parte baixa do corpo (abdominal). A respiração correta é quando se utiliza o diafrágma, isto faz com aconteça um alargamento das costelas e um abaixamento do diafragma o que aumentará o armazenamento de ar. O apoio consiste em manter esta abertura das costelas através de pressão (contração) utilizando os músculos em torno do abdomen e costas. A medida que se emite um som a pressão na região da cinta abdomina ldeve ser dinâmica (aumentar e diminuir). Se agudo uma maior pressão se grave pouca pressão. O TRABALHO MUSCULAR É CONSTANTE.
Estas duas áreas são a BASE, o FUNDAMENTO da Técnica vocal, por esse motivo eu abordei estes temas logo no início do blog. Quando não há uma correta respiração e consequentemente um bom apoio, vários problemas podem ocorrer, por exemplo:


1. Falta de sustentação da nota
2. Desafinação
3. Mudaças bruscas de registro
4. Quebras na voz
5. Falta de pressão abdominal o que dificultará o alcance de agudos
6. Tensão muscular na região da garganta
7. Calos, fendas entre outros problemas nas pregas vocais.

Por esse motivo é MUITO IMPORTANTE dominar estas técnicas. Pontanto dê um olhada nos post anteriores e começe a treinar. Existe muita coisa a ser dita e mostrada em relação a este assunto (respiração e apoio) para que você desenvolva a técnica, mais infelizmente isso só seria possível em uma aula com acompanhamento individual do aluno. Mas o que postei sobre o assunto lhe ajudará muito e com certeza você sentirá uma grande e considerável melhora. Então TREINE!!! Até mais e um grande abraço!!!!!

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

David Phelps - Nessun Dorma

O cd The Voice do cantor David Phelps inclui a música Nessun Dorma de Giacomo Puccini . Phelps deu uma nova cara ao clássico mais sem mudar a essência da música. Simplesmente fantástico e com uma interpretação ao nível da composição.

Tradução:

Que ninguém durma!

Que ninguém durma!
Que ninguém durma!
Você também, ó Princesa
Em seu quarto frio, olhe as estrelas
Tremendo de amor e de esperança
Mas meu segredo permanece guardado dentro de mim
O meu nome ninguém saberá
Não, não, sobre tua boca o direi
Quando a luz brilhar
E o meu beijo quebrará
O silêncio que te faz minha
O seu nome ninguém saberá
E nós teremos, oh!, que morrer, morrer
Parta, oh noite
Esvaneçam, estrelas
Ao amanhecer eu vencerei!
Vencerei! Vencerei!




Estou meio ocupado ultimamente, me comprometo até segunda-feira postar sobre o resultado da pesquisa e algo mais sobre técnica vocal. Até mais e uma abraço a todos!